terça-feira, 29 de setembro de 2015

A humildade na vida acadêmica: o depoimento de Sandel sobre Rawls

No mesmo dia em que li um artigo da The Economist no qual o autor defende que o Obama é um "rawlsiano" (veja o artigo aqui), me deparei também com o seguinte depoimento de Michael Sandel sobre John Rawls, um dos mais importantes pensadores do século XX, falecido em 2002:
"É quase um milagre, ou pelo menos uma surpresa, encontrar um filósofo americano mencionado na companhia de Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Karl Marx e John Stuart Mill. (...) A modéstia de Rawls era lendária, assim como sua gentileza com estudantes e com os colegas mais jovens. Eu li pela primeira Uma Teoria da Justiça como um estudante de pós-graduação em Oxford, em 1975, e fiz dela o tema da minha dissertação. Quando vim para a Harvard, como um jovem professor assistente no departamento de administração pública, eu nunca tinha visto a figura cujo formidável trabalho sobre o liberalismo eu tinha estudado. Pouco tempo depois que eu cheguei, meu telefone tocou. Uma voz hesitante do outro lado disse: 'aqui é John Rawls, R - A - W - L - S'. Foi como se Deus tivesse me ligado para me convidar para um almoço e tivesse soletrado seu nome para o caso de eu não saber quem ele era" (Michael Sandel)
É ou não é uma lição de humildade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário